domingo, 22 de maio de 2016

Questões Resolvidas: Enem, Vestibular e Outros


Atenção:
Questões de Azul Claro, Respostas de Verde Escuro, Textos e Frases de Verde Claro.

Biologia

(Cesmac/Fejal-AL) Aquele tipo de conhecimento que, quando fundamentado na objetividade e na evidencia de fatos demonstrados experimentalmente, adquire um caráter de validade geral, denomine-se
a) científico.
b) empírico.
c) intuitivo.
d) filosófico.
 
Resposta e Justificativa: Letra (a) - científico, pois foi apresentado fatos, e foi comprovado, mostraram fatos.


(UGF-RJ) Ao criar uma hipótese científica, o cientista procura

a) levantar uma questão ou problema.

b) explicar um fato e prever outros.

c) testar variantes.

d) comprovar teorias estabelecidas.

e) confirmar observações.

Resposta: Letra (b) - explicar um fato e prever outros.



(UFSC) Ao examinar um fenômeno biológico, o cientista sugere uma explicação para o seu mecanismo, baseando-se na causa e no efeito observados. Esse procedimento
01 faz parte do método científico.
02 é denominado formulação de hipótese.
04 poderá ser seguido de uma experimentação.
08 deve ser precedido de uma conclusão.
Dê como resposta a somas dos números associados às alternativas corretas.
Resposta: 01 faz parte do método científico.
                 02 é denominado formulação de hipótese.
                 04 poderá ser seguido de uma experimentação.
                 1 + 2 + 4 = 7

(Uerj) Até o século XVII, o papel dos espermatozoides na fertilização do óvulo não era reconhecido. O cientista italiano Lazzaro Spallanzani, em 1785, questionou se seria o próprio sêmen, ou simplesmente o vapor dele derivado, a causa do desenvolvimento do óvulo.
Do relatório que escreveu a partir de seus estudos sobre a fertilização, foi retirado o seguinte trecho:
"[...] para decidir a questão, é importante empregar um meio conveniente que permita separar o vapor da parte figurada do sêmen e fazê-lo de tal modo que os embriões sejam mais ou menos envolvidos pelo vapor".
Dentre as etapas que constituem o método científico, esse trecho do relatório é um exemplo de
a) análise de dados.
b) coleta de material.
c) elaboração da hipótese.
d) planejamento do experimento.
Resposta: Letra (d) - planejamento do experimento.
 

(UFRGS-RS) Numa experiência controlada o grupo controle tem por objeto
a) testar outras variantes do resultado previsto.
b) confirmar as conclusões obtidas com o grupo experimental.
c) desmentir as conclusões obtidas com o grupo experimental.
d) servir de referência padrão em face dos resultados fornecidos pelo grupo experimental.
e) testar a eficiência dos equipamentos usados na experiência.
Resposta: Letra (d) - servir de referência padrão em face dos resultados fornecidos pelo grupo experimental.



(Fuvest-SP) Observando plantas de milho com folhas amareladas, um estudante de Agronomia considerou que essa aparência poderia ser devida à deficiência mineral do solo. Sabendo que a clorofila contém magnésio, ele formulou a seguinte hipótese: "As folhas amareladas aparecem quando há deficiência de sais de magnésio no solo". Qual das alternativas descreve um experimento correto para testar tal hipótese?
a) Fornecimento de sais de magnésio ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados alguns dias depois.
b) Fornecimento de uma mistura de diversos sais minerais, inclusive sais de magnésio, ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados dias depois.
c) Cultivo de um novo lote de plantas, em solo suplementado com uma mistura completa de sais minerais, incluindo sais de magnésio.
d) Cultivo de um novo lote de plantas, em solo suplementado com uma mistura completa de sais minerais, incluindo sais de magnésio.
e) Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e à outra metade, uma mistura com os mesmos sais, menos os de magnésio.
Resposta: Letra (e) - Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e à outra metade, uma mistura com os mesmos sais, menos os de magnésio.



(UFMG) Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou então cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Após alguns dias, os pelos dos ratos começaram a cair. Concluiu então que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e manutenção dos pelos. 

Sobre essa experiência podemos afirmar:

a) A experiência obedeceu aos princípios do método científico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira.

b) A experiência foi correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas do método científico adequadamente.

c) A experiência não foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de controle.

d) O estudante não fez a experiência de forma correta, pois não utilizou instrumentos especializados.

e) A experiência não foi correta porque a hipótese do estudante não era uma hipótese passível de ser testada experimentalmente.
Resposta: Letra (c) - A experiência não foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de controle.


(Enem-MEC)

      Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas não possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da família Ithomiinae, comuns na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, consomem, sobretudo, plantas da família Solanaceae, a mesma do tomate. Contudo, os ancestrais dessas borboletas consumiam espécies vegetais da família Apocinaceae, mas a quantidade dessas plantas parece não ter sido suficiente para garantir o suprimento alimentar dessas borboletas. Dessa forma, as solanáceas tornaram-se uma opção de alimento, pois são abundantes na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.

Nesse texto, a ideia do senso comum é confrontada com os conhecimentos científicos, ao se entender que as larvas das borboletas Ithomiinae encontradas atualmente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica apresentam

a) facilidade em digerir todas as plantas desses locais.

b) interação com as plantas hospedeiras da família Apocinaceae.

c) adaptação para se alimentar de todas as plantas desses locais.

d) voracidade indiscriminada por todas as plantas existentes nesses locais.

e) especificidade pelas plantas da família Solanaceae existentes nesses locais.
Resposta: Letra (e) - especificidade pelas plantas da família Solanaceae existentes nesses locais.


(Unifor–CE) Um estudante presenciou o desenvolvimento das gemas laterais numa planta de seu jardim após a poda apical feita por um jardineiro. Atribuiu o fato à interrupção do transporte de substâncias da gema apical para as gemas laterais. Então, em outra planta, cortou a gema apical e colocou um macerado de seu material sobre o corte, esperando pelo resultado. De acordo com o relato acima, as etapas do método científico realizadas pela estudante foram

01 observação de um fato.

02 formulação de uma hipótese.

04 realização de um experimento.

08 elaboração de uma teoria.

16 confirmação da teoria proposta.

Dê como resposta a somas dos números associados às alternativas corretas.

Resposta: 02 formulação de uma hipótese.
                 08 elaboração de uma teoria.
                 16 confirmação da teoria proposta.
                 16 + 8 + 2 = 26

(Mackenzie-SP) Durante uma pesquisa científica, seguimos alguns passos importantes para o bom andamento da investigação. A(s) hipótese(s) levantada(s) sobre o que se pesquisa
a) devem ser várias para que possamos, descartando uma a uma, chegar à comprovação do fato e à explicação do mesmo.
b) é(são) uma fase que sucede à teoria ou à lei sobre o assunto da investigação científica em questão.
c) deve(m) ser um número mínimo, de preferência apenas uma.
d) é(são) argumento(s) que levantamos sempre e somente depois de exaustiva fase de experimentação.
e) é(são) sempre ponto de partida da investigação, em cima do qual criaremos o fato.
Resposta: Letra (e) - é(são) sempre ponto de partida da investigação, em cima do qual criaremos o fato.

(Acafe-SC)
     “O projeto de pesquisa, que existe desde 2001, ainda está longe do fim”, explica a pesquisadora. “É um processo demorado mesmo. Porém, com mais um ano, já teremos novos resultados, quem sabe, ainda mais positivos.”

      A expectativa do grupo é saber se a ação contra o causador da malária vai ser realmente confirmada. Vamos ver a viabilidade disso nos modelos experimentais [animais].

     O estudo feito pela UnB, em parte, também contou com a participação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O processo de isolamento e síntese dos peptídeos já está patenteado.
Sobre a atividade científica, podemos inferir
a) O conhecimento científico é o único tipo de conhecimento válido, já que é produzido por meio de métodos experimentais precisos e seguros.
b) A veracidade dos conhecimentos produzidos pela ciência é efêmera. Isto significa que aquilo que a ciência, hoje, intitula como válido, pode não ser verdade amanhã.
c) A ciência é um empreendimento autônomo que não depende de esforços políticos nem econômicos. Ela se automantém.
d) A visão de mundo de cada época não interfere na produção do conhecimento científico.
e) A atividade científica deve ser desenvolvida sem levar em consideração suas implicações sociais, já que o objetivo dos cientistas é descobrir a verdade dos fenômenos naturais.
Resposta: Letra (c) - A ciência é um empreendimento autônomo que não depende de esforços políticos nem econômicos. Ela se automantém.

(UFMT) Cite e explique quatro aspectos que demonstram ser o conhecimento da Biologia importante para o homem contemporâneo.


Resposta:

Conhecimento dos organismos vivos - saber a especificidade de cada um, quanto à sua forma de vida, habitat, perigo que oferece, etc.
Conhecimento dos ecossistemas - diferenciação dos ecossistemas quanto às suas particularidades, animais que vivem ali, tipo de clima, vegetação, etc. Ex: cerrado, tundra, etc.
Conhecimento do corpo humano - funcionamento dos órgãos, bom funcionamento do corpo, manutenção das atividades vitais, etc.
Determinação de heranças adquiridas através da fecundação - análise de heredogramas permitindo a observação da frequência de certa característica em uma família, testes de paternidade, etc.



(Fuvest-SP) Qual das alternativas distingue organismos heterotróficos de organismos autotróficos?

a) Somente organismos heterotróficos necessitam de substâncias químicas do ambiente.

b) Somente organismos heterotróficos fazem respiração celular.

c) Somente organismos heterotróficos possuem mitocôndrias.

d) Somente organismos autotróficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgânicos.
e) Somente organismos autotróficos não requerem gás oxigênio.
Resposta: Letra (d) - Somente organismos autotróficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgânicos.

(Unifal) Do início da vida na Terra até o aparecimento dos seres vivos atuais, aconteceram vários eventos, como, por exemplo:
I. formação das primeiras células;
II. formação de moléculas orgânicas complexas;
III. aparecimento de organismos capazes de produzir alimentos pela fotossíntese;
IV. surgimento dos primeiros organismos aeróbicos.
Determine a alternativa que indica a ordem mais aceita atualmente, para o acontecimento desses eventos.
a) I; II; IV; III.                     c) I; IV; III; II.
b) II; III; IV; I.                     d) II; I; III; IV.
Resposta: Letra (d) - II; I; III; IV.

(UFRGS) O desenho a seguir representa, de forma esquemática, o aparelho que Miller usou em suas experiências, em 1953, para testar a produção de aminoácidos a partir de uma mistura de metano, hidrogênio, amônia e água, submetida a descargas elétricas.
 


 

A seguir são feitas quatro afirmações:
I. Com esta experiência, Miller demonstrou que havia produção de aminoácidos em condições semelhantes às que havia na atmosfera primitiva da Terra.
II. Como a circulação do material por dentro do aparelho está completamente isolada do meio externo, não houve possibilidade alguma de contaminação com outras substâncias.
III. As substâncias resultantes das reações químicas acumularam-se em C e em D.
IV. Com esta experiência, Miller também descobriu a composição química da atmosfera primitiva da Terra.
São corretas as afirmações
a) I e II.              c) III e IV.              e) II e III.
b) II e IV.           d) I e III.
Resposta: Letra (a) - I e II.

(Cesgranrio- RJ) Em 1995 – cem anos da morte de Pasteur –, o prédio do antigo Correio, no Rio de Janeiro, abrigou uma exposição comemorativa: Vida. Estava lá representada a conhecida experiência dos frascos com pescoço de cisne, contendo líquidos nutritivos que, após fervura, não apresentavam micro-organismos. Com essa experiência, Pasteur conseguiu
a) incentivar a geração espontânea.
b) incentivar a teoria do fixismo.
c) derrubar a hipótese heterotrófica.
d) derrubar a abiogênese.
e) destruir a lei do uso e desuso.
Resposta: Letra (d) - derrubar a abiogênese.


(UFMG) Recentes pesquisas espaciais constataram a existência, na Via Láctea, de sistemas solares com planetas cuja atmosfera é semelhante à atmosfera primitiva da Terra. Essa atmosfera primitiva caracteriza-se pela ausência de?
a) amônia.               c) metano.        e) vapor d’água.
b) gás carbônico.    d) oxigênio
Resposta: Letra (d) - oxigênio.


(Fesp/Ilhéus/Itabuna-BA) A figura seguinte representa a experiência de Redi.






Redi colocou, dentro de recipientes, substâncias orgânicas para que entrassem em decomposição. Alguns dos recipientes (à esquerda) foram cobertos com uma gaze e os outros deixados descobertos. Ele demonstrou que  as  larvas  da  carne  podre  desenvolveram-se  de ovos de moscas e não da transformação da carne. Os resultados desta experiência fortaleceram a teoria sobre a origem da vida, denominada
a) hipótese autotrófica.                      d) abiogênese.
b) hipótese heterotrófica.                   e) biogênese.
c) geração espontânea.
Resposta: Letra (e) - biogênese.


(UEL-PR) Considere as frases a seguir:
A “Afinal, o que é o homem dentro da natureza? [...]
é-lhe impossível ver o nada de onde saiu e o infinito que o envolve. [...] O autor destas maravilhas conhece-as; e ninguém mais.” (Blaise Pascal)
B “A antiga aliança rompeu-se. O homem sabe, finalmente, que está só na imensidade indiferente do universo, donde emergiu por acaso. Nem o seu destino nem o seu dever estão escritos em parte alguma.” (Jacques Monod)
C “[...] a vida foi aqui lançada com microrganismos que teriam vindo nalguma forma de nave espacial enviada por uma civilização superior.” (Francis Crick)
Assinale a alternativa que indica, corretamente, as frases que expressam, respectivamente, as posições em defesa de criacionismo, panspermia e evolucionismo.
a) A, B, C.  b) A, C, B.  c) B, A, C.  d) B, C, A.  e) C, A, B.
Resposta: Letra (b) - A, C, B.


(PUC-SP) Considere os seguintes eventos relativos à origem da vida:
I. Aparecimento do processo de fermentação.
II. Formação de coacervados.
III. Aparecimento dos processos de fotossíntese e respiração aeróbica.
IV. Estabelecimento do equilíbrio entre heterotróficos e autótrofos.
A ordem lógica em que esses eventos ocorrem é
a) I; II; III; IV.    c) II; I; III; IV.    e) IV; III; II; I.
b) I; II; IV; III.    d) II; III; IV; I.
Resposta: Letra (c) - II; I; III; IV.


(Enem-MEC) As áreas numeradas no gráfico mostram a composição em volume, aproximada, dos gases na atmosfera terrestre, desde a sua formação até os dias atuais. 



Considerando apenas a composição atmosférica, isolando outros fatores, pode-se afirmar que:
I. não podem ser detectados fósseis de seres aeróbicos anteriores a 2,9 bilhões de anos.
II. as grandes florestas poderiam ter existido há aproximadamente 3,5 bilhões de anos.
III. o ser humano poderia existir há aproximadamente 2,5 bilhões de anos.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.               c) I e II, apenas.
b) II, apenas.             d) II e III, apenas.             e) I, II e III.
Resposta: Letra (a) – I, apenas.



(UEL-PR) Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que
a) as primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos.
b) compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra.
c) bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência.
d) a capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra.
e) a vida se originou fora do planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial.
Resposta: Letra (e) - a vida se originou fora do planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial.


(Unicamp-SP) Em 1953, Miller e Urey realizaram experimentos simulando as condições da Terra primitiva: supostamente altas temperaturas e atmosfera composta pelos gases metano, amônia, hidrogênio e vapor d'água, sujeita a descargas elétricas intensas. A figura a seguir representa o aparato utilizado por Miller e Urey em seus experimentos.






a) Qual a hipótese testada por Miller e Urey neste experimento?
b) Cite um produto obtido que confirmou a hipótese.
c) Como se explica que o O2 tenha surgido posteriormente na atmosfera?

Resposta:
a) Os cientistas testaram a hipótese heterotrófica. Segundo a qual os gases da atmosfera primitiva poderiam formar, espontaneamente, os compostos orgânicos que originaram as primeiras formas viventes no planeta Terra.
b) Aminoácidos.
c) Organismos autótrofos fotossintetizantes, surgidos por mutação, liberaram oxigênio livre, resultante da fotólise da água. 


(Uerj) A procura de formas de vida em nosso Sistema Solar tem dirigido o interesse de cientistas para Io, um dos satélites de Júpiter, que é coberto por grandes oceanos congelados. As condições na superfície são extremamente agressivas, mas supõe-se que, em grandes profundidades, a água esteja em estado líquido e a atividade vulcânica submarina seja frequente. Considerando que tais condições são similares às do bioma abissal da Terra, aponte o tipo de bactéria que poderia ter se desenvolvido em Io, e indique como esse tipo de bactéria obtém energia para a síntese de matéria orgânica.

Resposta:
Em Io poderiam ter se desenvolvido bactérias quimioautotróficas (ou quimiossintéticas). A energia para a síntese de matéria orgânica seria obtida a partir da oxidação de substâncias inorgânicas. 


(F. Visconde de Cairu-BA)

      As perguntas sobre a origem da vida são tão velhas quanto o Gênesis e tão jovens como cada manhã.
Para os cientistas ainda não existem respostas definitivas. Contudo, apesar das divergências, os cientistas podem concordar, quando se considera que seria fundamental, para o estabelecimento da vida, que as primeiras formas vivas fossem capazes de
a) reconhecer o ambiente e realizar movimentos.
b) realizar síntese do seu próprio alimento.
c) crescer e manter sua organização.
d) reproduzir-se e transmitir informações.
e) obter energia das moléculas orgânicas, usando o oxigênio.
Resposta: Letra (d) - reproduzir-se e transmitir informações. 

3 comentários:

  1. Adorei essas questões que vc colocou. Estava precisando muito dessas respostas. Tenho um livro do Amabis e Martho de biologia, mas no livro não te gabarito e suas respostas foram ótimas. Gostei da sua clareza e objetividade ao responde a questão que fala sobre o que é super importante o homem contemporâneo saber a respeito da biologia.

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  2. vc tem o gabarito do livro Biologia em contexto do Amabis e Martho?

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  3. tem uma questão errada a número 11 é B e não C

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